27 de fevereiro de 2007

César Ritz

César Ritz nasceu na cidade Suíça de Niederwald em 23 de fevereiro de 1850 e foi o fundador do Hotel Ritz.

Considerado o pai da hotelaria moderna, trabalhou no Hotel Savoy antes de abrir seu primeiro Hotel Ritz na França, em 1898, depois seguiram os hotéis de Londres, Madri e outros tantos.

César era conhecido como “o rei dos hoteleiros e o hoteleiro dos reis” e como grande anfitrião atraía a realeza, os magnatas e muita gente famosa do mundo todo para seus hotéis e festas.

A importância de Ritz está na criação de um novo conceito de hotel -- um estabelecimento de serviço completo e personalizado.

Ele é quem fixa o mínimo necessário para uma unidade habitacional, desenvolve o conceito de quartos espaçosos, com decoração exímia (cortinas, tapetes, penteadeiras), generaliza a prática do banheiro em cada unidade, utiliza a iluminação indireta e substitui os papéis de parede por paredes pintadas, inicia a atenção dirigida ao cliente com o serviço de quarto centralizado na recepção.

Outra grande contribuição de César Ritz é na área de gastronomia. Ele transforma os antigos refeitórios em luxuosos restaurantes, comandados pelo chef Auguste Escoffier, e famosos pela coleção de vinhos, as mesas dos restaurantes são para poucas pessoas e o ambiente é altamente refinado.

A criação da diferenciação hierárquica para o pessoal de serviço por meio de uniformes também é de autoria de Ritz.

Um Hotel Ritz é sinônimo de luxo onde qualquer hóspede pode ter certeza da qualidade do serviço que irá encontrar.

A Escola de Hotelaria César Ritz fica na Suíça.

Hotel Ritz em Paris

Nenhum comentário: