
Considerado o pai da hotelaria moderna, trabalhou no Hotel Savoy antes de abrir seu primeiro Hotel Ritz na França, em 1898, depois seguiram os hotéis de Londres, Madri e outros tantos.
César era conhecido como “o rei dos hoteleiros e o hoteleiro dos reis” e como grande anfitrião atraía a realeza, os magnatas e muita gente famosa do mundo todo para seus hotéis e festas.
A importância de Ritz está na criação de um novo conceito de hotel -- um estabelecimento de serviço completo e personalizado.
Ele é quem fixa o mínimo necessário para uma unidade habitacional, desenvolve o conceito de quartos espaçosos, com decoração exímia (cortinas, tapetes, penteadeiras), generaliza a prática do banheiro em cada unidade, utiliza a iluminação indireta e substitui os papéis de parede por paredes pintadas, inicia a atenção dirigida ao cliente com o serviço de quarto centralizado na recepção.
Outra grande contribuição de César Ritz é na área de gastronomia. Ele transforma os antigos refeitórios em luxuosos restaurantes, comandados pelo chef Auguste Escoffier, e famosos pela coleção de vinhos, as mesas dos restaurantes são para poucas pessoas e o ambiente é altamente refinado.
A criação da diferenciação hierárquica para o pessoal de serviço por meio de uniformes também é de autoria de Ritz.
Um Hotel Ritz é sinônimo de luxo onde qualquer hóspede pode ter certeza da qualidade do serviço que irá encontrar.
A Escola de Hotelaria César Ritz fica na Suíça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário